Inscreva-se! Receba nossas atualizações em seu e-mail.

Top, bot, mid, mia, re, leash… ?

Olá Invocador!

Você já deve ter se deparado com alguns dos termos do título em um jogo, aposto. Mas você sabe o que eles querem dizer?

No League of Legends, assim como em outros jogos online, muitos termos e siglas são utilizados e nem sempre sabemos o que eles significam. E por isso nós, do Minha Tia Joga LoL, fizemos esta lista para ajudar quem está começando agora nos campos de Summoner’s Rift.

Blind pick - cada time escolhe os champions que vai usar, sem ver os “picks” (as escolhas) do outro time. É possível que os dois times escolham champions iguais.

Draft pick - nesse modo, você é capaz de ver os picks do time adversário, e não é possível escolher um champion mais do que uma vez.

Ranked - resumidamente, uma
partida ranqueada (ou ranked), é uma partida com draft pick no mapa de 5vs5 que vale posições no ranking oficial da Riot: o ELO.

ELO - teoricamente, o ELO é como uma nota de prova, mostra o quão bem ou mal você joga LoL. É claro que não é tão simples assim, existem muitos outros fatores que interferem no ELO de alguém, até mesmo sorte.

Twisted Treeline - um mapa para partidas 3vs3, tem apenas 2 lanes e uma jungle enorme. Ótimo mapa para ganks.

Dominion - um mapa 5vs5 no melhor estilo “Capture a Bandeira”. Cada time tem um Nexus cujo HP vai diminuindo conforme o tempo passa e de acordo com o número de bases que o time adversário tem. Além de ser uma excelente diversão para quem gosta de ação e teamfights, é um mapa rápido, as partidas duram mais ou menos 15 ou 20 minutos.

ARAM - all random all mid: os champions são sorteados e todos devem ir na lane mid, só podendo voltar para a base e comprar itens quando morto. O ARAM foi criado pelos próprios players e a Riot desenvolveu um mapa específico para essa nova modalidade… o Proving Grounds. Howling Abyss!

Creeps - são os bichinhos que (se sacrificam na torre por vc) você mata para conseguir gold.

Lane - é onde tem as torres e por onde os minions avançam. No começo do jogo existe a “laning phase”, que é quando todos estão em suas devidas lanes matando creeps (minions, bichinhos) inimigos para juntar dinheirinho e comprar itens bolados.

Top - a lane de (adivinhem!) cima. No metajogo utilizado em campeonatos e jogos ranqueados, um champion que tenha bastante HP e dano vai sozinho no top.

Mid - é a lane dos mages, champions baseados em poder de habilidade que geralmente não tem muito HP. Por sua localização, essa lane pode ser facilmente ajudada tanto por top e bot quanto pelo jungler.

Bot - a lane de baixo, onde no metajogo geralmente vão um AD carry e um support.

Jungle - tudo o que não é lane. Existem várias creeps espalhadas pelo mapa, e é o jungler que as elimina na maioria das vezes. A jungle possibilita que um time inteiro se movimente pelo mapa sem ser visto, por isso é importante colocar wards para não ter surpresas desagradáveis.

Baron - o “boss” do mapa de Summoner’s Rift. Quando uma das equipes o derrota, ela ganha um buff que faz tudo: dá regen de HP e de mana, velocidade de ataque e bônus de AP.

Gank - você está creepando feliz e contente quando do nada aparecem 3 champions malvados do matinho e matam você. Já passou por isso? Então você sabe o que é um gank.

Ward - um item essencial em qualquer jogo. As wards são itens consumíveis que revelam pedaços do mapa por um determinado período de tempo (se não forem destruídas antes). As wards são importantíssimas para evitar ganks inimigos e para fazer seus próprios ganks também.

CC - crowd control. Slow, stun, silence, snare, suppression, taunt, fear, knock up. Tudo o que impede seu inimigo de agir com a destreza que deveria.

CS - nesse caso, cs não é um jogo de tiro em primeira pessoa, e sim a quantide de creeps que você matou (creep score).

Leash – quando você vai ajudar o seu jungler a matar uma creep na jungle. Existem 2 tipos de leash: o Hard e o Soft. No hard leash, o AD carry puxa o monstro e o mage ajuda o jungler a dar dano, ou vice versa, dependendo do lado que você estiver no mapa. Já no soft leash, você apenas puxa a creep e vai embora para sua lane.

Mia – é importante avisar quando um champion inimigo, que está jogando na mesma lane que você, some. É isso que “mia” quer dizer: missing in action.

Re – quando você acabou de soltar um “mia” e o cara volta para a lane, é bom avisar para que os seus amiguinhos não fiquem jogando defensivamente sem necessidade, e é daí que vem o “re”.

Viu alguma palavra/sigla que não está na lista? Pergunte pra gente nos comentários! :)